homequem somos

HISTÓRICO DA ESCOLA TÉCNICA

A Escola Técnica do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, mantida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, foi criada em 1989, devido à deficiência de profissionais qualificados na categoria Auxiliar de Enfermagem. Com a redemocratização da sociedade brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a preocupação com a formação dos profissionais de enfermagem, no ano de 2000 foi criado o curso Técnico em Enfermagem.

Atenta às mudanças da configuração política dos setores de saúde e educação, no que se refere às necessidades de oferta e habilitação de recursos humanos, a escola ampliou, a partir de 2003, sua estrutura com cursos profissionalizantes de nível médio nas áreas de: Análises Clínicas, Farmácia, Hotelaria Hospitalar e Radiologia visando proporcionar aos alunos formação técnica na área de saúde, aliada ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação e preparo para o atendimento do Plano Nacional de Saúde.

Com a perspectiva de continuar atendendo às necessidades do mundo corporativo na área da saúde, inserimos em nosso escopo o Curso Técnico em Administração, com ênfase nos serviços de saúde, com a proposta de formar profissionais que possam atuar na gestão dos diferentes espaços organizacionais, qualificando-os para atender às exigências do mercado de trabalho e às necessidades da comunidade em geral.

A partir da procura de pessoas mais jovens pelos cursos técnicos, o Ensino Einstein decidiu pela abertura dos cursos Técnicos de Enfermagem e de Administração em Saúde Integrados ao Ensino Médio, em 2019.



Sobre o Ensino Einstein

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO ENSINO EM SAÚDE

A área da saúde está em constante transformação. Fortes investimentos em pesquisas e estudos acadêmicos, em todo o mundo, resultam em novas descobertas e tecnologias. O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) apresenta-se como alternativa de ponta para permitir que os profissionais de saúde se mantenham atualizados em relação a esse extraordinário avanço do conhecimento humano.

Criado para difundir conhecimento na área da saúde, o Ensino Einstein estimula a evolução contínua de alunos e profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein e de outras instituições, investindo fortemente em inovação: os alunos podem fazer uso dos mais modernos meios de ensino e treinamento, como o Centro de Simulação Realística, o Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia e as bibliotecas virtuais.

CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN (CESAS)

A excelência é uma premissa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que, desde sua criação, há 60 anos, acredita e investe no ensino, por meio da formação e capacitação de profissionais e líderes da área da saúde. Os primeiros passos foram dados em 1989, com a criação da Faculdade de Enfermagem e da Escola Técnica do Einstein. Desde então, muitas iniciativas voltadas à capacitação de profissionais da saúde foram desenvolvidas. Em 2004, foi a vez dos programas de Pós-graduação e Residência Médica. Entretanto, existia a necessidade de integrar essas iniciativas e traçar um plano de desenvolvimento capaz de tornar o Ensino Einstein uma referência nacional. Nascia então o Centro de Educação em Saúde Abram Szajman (CESAS).

Apoiado principalmente pela família Szajman, o CESAS estabeleceu bases sólidas de registro acadêmico, contratou e treinou profissionais e impulsionou o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP), que abriga o Ensino Einstein. Hoje, reúne todas as atividades de ensino da instituição e oferece, no âmbito de ensino formal, cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, além de cursos de atualização, eventos científicos e treinamentos institucionais.